São Paulo, quarta-feira, 08 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Giannetti vê perda de US$ 7 bi com recessão

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

O secretário-executivo da Camex (Câmara de Comércio Exterior), Roberto Giannetti da Fonseca, disse que o Brasil perderá neste ano US$ 7 bilhões em exportações por causa das recessões na Argentina e no Japão -grandes parceiros comerciais do país- e da queda nas vendas de aviões da Embraer.
Para compensar essa redução nas exportações, o Brasil vai procurar novos mercados para vender seus produtos. Entre eles, Giannetti citou Rússia, China, Índia e Oriente Médio.
O secretário disse, porém, que a busca por novos mercados é uma solução de curto prazo para desenvolver as exportações brasileiras. Afirmou que, num período mais longo, é necessário aumentar o crédito, melhorar a logística dos produtos nacionais e expandir o número de empresas exportadoras.
Junto com especialistas em comércio exterior e empresários, Giannetti discutiu, durante palestra do 14º Fórum Nacional, propostas para ampliar as exportações. Também foi discutido o papel das vendas ao exterior na redução do déficit externo do país.
Segundo o presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), Benedito Moreira Fonseca, não se pode pensar no aumento das exportações sem investir em uma política de estímulo e incentivo à produção industrial brasileira, com o objetivo de aumentar a competitividade do setor.
Ele também afirmou que o governo tem de se preocupar com o desenvolvimento tecnológico para melhorar os produtos destinados ao mercado externo.



Texto Anterior: Conjuntura: Retomada econômica fica para o fim do ano
Próximo Texto: Indústria cresce só no segundo semestre, diz CNI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.