UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMC autoriza União Européia a retaliar EUA

DE GENEBRA

A OMC (Organização Mundial do Comércio) autorizou a União Européia a elevar tarifas de importação de produtos americanos até o teto de US$ 4 bilhões. Trata-se da maior retaliação comercial aprovada pela organização, em razão de uma disputa a respeito do Foreign Sales Corporations -política de vantagens fiscais concedidas aos exportadores americanos.
Segundo a UE, a retaliação não deverá ser aplicada necessariamente, caso os EUA modifiquem a lei, de acordo com as regras da OMC, até outubro.
A UE também surpreendeu ontem na comissão antidumping da OMC, ao se declarar disposta a rever seus subsídios à indústria da pesca. De saída, sugeriu acabar com qualquer financiamento para compra ou construção de barcos pesqueiros. Até então, a liberalização do setor estancava na resistência da UE e na oposição de Coréia do Sul e Japão, que, com a virada européia, ficaram isolados.


Texto Anterior: Comércio global: Lobby de empresas tenta salvar rodada Doha
Próximo Texto: Teles: Miro quer acabar com indexação por decreto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.