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EXCLUSIVO
Empresa nega qualquer prática ilegal e diz que conhecimento estatístico de tráfego é parte do negócio das telefônicas
Telemar espiona empresa rival há 3 anos
FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL
A empresa de telefonia fixa Telemar vem espionando e rastreando diariamente a sua concorrente direta Vésper desde
maio de 2002.
A Telemar, que atua em 16 Estados, rastreia e cronometra sistematicamente milhares de ligações
feitas por seus clientes para o número 0800 da Vésper, hoje controlada pela Embratel.
O rastreamento é possível pelo
fato de a Telemar controlar a infra-estrutura do sistema de telefonia fixa nas áreas onde atua, o que
lhe dá acesso a praticamente todo
o trânsito de ligações. Sem essa infra-estrutura, a Vésper/Embratel
não tem a mesma capacidade.
O objetivo da espionagem é mapear todos os clientes que demonstrem interesse em deixar a
Telemar para passar a operar com
a Vésper/Embratel. Depois de
identificados, esses clientes são
""blindados" com ofertas para que
não passem para a concorrência.
De posse do número de telefone
do qual partiu a ligação para o
0800 da Vésper/Embratel, uma
equipe de vendas da Telemar entra em contato com o cliente propondo "ofertas matadoras", no
jargão de executivos da empresa,
para evitar a migração.
A prática, segundo documentos
e e-mails internos da direção da
Telemar obtidos com exclusividade pela Folha, serve também para
conquistar novos clientes que já
são usuários da Vésper/Embratel.
A Telemar nega que adote qualquer prática ilegal e afirma que ""o
conhecimento estatístico do tráfego que passa pelas redes das telefônicas é uma obrigação das operadoras. É parte do negócio e indispensável à operação e ao planejamento das redes".
Em um dos documentos, que leva o logotipo da Telemar e que foi
apresentado em reunião de diretoria, a empresa mostra seus ""Elementos anticoncorrência". Em
outros dois, explicita as ações de
""Rastreamento e Bloqueio".
""Para barrar o avanço da Vésper, propomos uma estratégia anticoncorrência" que inclui ""ações
de rastreamento e bloqueio",
""monitorar pela rede as ligações
de clientes Telemar para a central
de atendimento Vésper (0800
0850005)" e ""telemarketing com
argumentário anti-Vésper e ofertas de fidelização."
Em outro documento, de 2004,
a Telemar afirma ter conseguido
""mapear 100% dos assinantes (filial Pernambuco) que efetuaram
pelo menos uma chamada para o
0800 7212165 da Embratel no mês
de maio: 2.697 terminais".
No mesmo documento, a empresa chega à conclusão de que
""61% da amostra possui interesse
no produto da Embratel".
Especialistas da área de concorrência consideram a prática desleal e ilegal. O Ministério Público
do Rio afirma que deverá entrar
com uma representação contra a
Telemar, inclusive pela quebra do
sigilo telefônico de clientes da
Vésper/Embratel para a obtenção
de benefícios próprios.
A Telemar também aplica ""filtros de crédito" considerados ilegais na venda de novos telefones.
A Vésper foi criada em 2001 para concorrer como "empresa espelho" contra a Telemar. Originalmente pertencente a grupos
canadense e americano, foi comprada em dezembro de 2003 pela
Embratel, que, por sua vez, é controlada pela mexicana Telmex.
Já a Telemar surgiu em 1998 como resultado da privatização do
Sistema Telebrás. É controlada
por um consórcio liderado por
GP Investimentos, Grupo La Fonte e Andrade Gutierrez.
O banqueiro Daniel Dantas, pivô de investigações na área de telefonia, participa da Telemar por
meio da holding Lexpar, que tem
10,3% do capital votante. Dantas
detém 45% da Lexpar.
Informada sobre as atividades
da Telemar, a assessoria de imprensa da Vésper/Embratel afirmou que a empresa não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto e que preferia, "por enquanto", não se manifestar.
A Embratel fechou seu balanço
de 2004 com um prejuízo de R$
339 milhões. No mesmo período,
a Telemar lucrou R$ 751 milhões.
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