São Paulo, terça-feira, 08 de setembro de 2009

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Embratel e Oi conquistam mais clientes

DA REPORTAGEM LOCAL

A chegada da Oi a São Paulo e a suspensão das vendas do Speedy da Telefônica provocaram uma reviravolta no fluxo de clientes que optaram pela portabilidade.
Entre junho e 23 de agosto, a Embratel registrou um saldo positivo de 99 mil novos clientes (já descontando os que deixaram a companhia). A Folha apurou que boa parte deles saiu da Telefônica.
Isso porque, com a suspensão do Speedy, a Telefônica foi obrigada a não cobrar multas pelo cancelamento dos contratos. Clientes aproveitaram para deixar a companhia e aderir aos planos do Net Phone, da Embratel. No total, a Telefônica perdeu 61 mil clientes no período.
Em nota, a Telefônica informa que independentemente da portabilidade, a base de clientes continua estável. No final de junho, ela tinha 11,5 milhões de linhas fixas em São Paulo.
Para a operação de telefonia fixa da Oi, a situação também foi ruim. A operadora perdeu 58 mil clientes. A maioria migrou para a GVT, que ganhou 61 mil novos clientes.
Entre as operadoras móveis, apenas a Oi teve ganho de clientes. No total, foram 68 mil, apenas entre junho e agosto. Nesse período, TIM, Claro e Vivo perderam, juntas, cerca de 81 mil clientes, mas elas não consideram essa movimentação comprometedora para seu desempenho financeiro.
Para o presidente da Vivo, Roberto Lima, "a Oi chegou a São Paulo com uma verba considerável para promoções e está levando clientes pré-pagos da base das operadoras."
Claro e TIM também consideram ter registrado ganhos de clientes pós-pagos e afirmam que o desempenho final da Oi está baseado em clientes que usam pré-pagos. (JW)


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