São Paulo, quarta-feira, 08 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELETRÔNICOS

TV de LCD ganha mercado e plasma cai pela primeira vez

DA REPORTAGEM LOCAL

Há uma arrancada nas vendas dos televisores de cristal líquido (LCD), que ganham participação no segmento de telas finas no país. A TV de plasma, por sua vez, perde mercado pela primeira vez no Brasil.
Como é o grande alvo das ações de marketing de lojas e da indústria, a TV de plasma ganhou destaque recente, mas o LCD avança rápido, segundo dados apresentados na 3ª Conferência da Indústria e Varejo, que aconteceu ontem em São Paulo.
Levantamento da consultoria GFK, que audita os canais de varejo, mostra que a participação dos televisores de cristal líquido nas vendas passou de 16,7% em junho de 2005 para 36,6% em junho de 2006. Só de março a junho deste ano, a taxa passou de 19,6% para 36,6% das vendas (em valor).
Na TV de plasma, em 12 meses (junho de 2005 a junho de 2006), o número passou de 49,3% para 62,3% de "share". Neste ano, a taxa caiu. A queda, verificada pela primeira vez desde o início da febre do plasma no país, foi verificada em junho.
Em maio, a participação dos aparelhos de plasma era de 66,6% das vendas realizadas no período. Em junho, caiu para 62,3%.
Na avaliação de técnicos da consultoria, ainda não é possível falar em tendência.
O que ocorre é que desde 2005 a retração nos preços da TV de plasma abriu espaço para a maior venda dessa tecnologia no país. Com essa queda nos valores, o modelo LCD seguiu a curva de retração nos preços também para não perder a competitividade no varejo -a indústria promoveu essa redução mais forte após o segundo trimestre. (AM)


Texto Anterior: AmBev lança pacote de ações, de olho no mercado da Coca
Próximo Texto: Telefónica e mexicana devem disputar TIM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.