São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aplicação é destinada ao longo prazo

DA REPORTAGEM LOCAL

Utilizar um plano de previdência como uma simples aplicação financeira, e não visando a aposentadoria, pode não uma opção tão interessante.
Para quem apenas quer investir suas economias, aplicar diretamente em um fundo pode ser uma alternativa melhor. A taxa de administração de um plano de previdência às vezes é até mais elevada que a de um fundo. Essa taxa costuma engolir entre 1% e 4% dos rendimentos anuais. Além disso, na previdência é cobrada uma outra taxa, chamada de carregamento, que incide normalmente quando há novas aplicações.
"Muitas vezes as taxas de administração são mais elevadas. É importante diversificar e não colocar todas as economias em um plano de previdência, que deve ser encarado como uma aplicação de longo prazo", afirma o administrador de investimentos Fábio Colombo.
Se quiser aplicar, mas escapar das taxas cobradas pelos fundos, alternativas são os CDBs e os papéis do governo oferecidos pelo Tesouro Direto. (FV)


Texto Anterior: FolhaInvest

Previdência cresce na crise e atinge pico
Próximo Texto: Empresa ajuda a planejar o gasto familiar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.