São Paulo, terça-feira, 08 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÃO DE AÇÚCAR-CASAS BAHIA

Concentração pode ser "sadia", diz Mantega

PAULO DE ARAÚJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O ministro Guido Mantega (Fazenda) elogiou ontem a compra do controle da Casas Bahia pelo grupo Pão de Açúcar, anunciada na última sexta. Para ele, o Brasil precisa de "grandes empresas".
"Precisamos de competidores nacionais contra competidores estrangeiros", afirmou o ministro ontem, em evento em São Paulo, onde recebeu o prêmio "Brasileiro do Ano na Economia", concedido pela editora Três.
A compra da rede varejista pela holding do Pão de Açúcar -cocontrolada por Abilio Diniz e pelo grupo francês Casino- transforma-a na quinta maior do país, com faturamento de R$ 40 bilhões.
Segundo o ministro, a concentração de mercado a um "certo patamar" pode ser considerada "sadia". "Mas os órgãos de fiscalização, naturalmente, vão analisar. E, se houver problemas, farão mudanças para beneficiar o consumidor", afirmou Mantega.
O ministro disse ainda que o Brasil está "crescendo a um ritmo de 5% anual". Sobre o câmbio, afirmou que a valorização do real está mais controlada desde que o governo começou a taxar o capital estrangeiro em 2% de IOF.


Texto Anterior: Nunca pensei que faria apologia ao consumo, diz Lula
Próximo Texto: Aviação: Azul terá sete novas rotas e prevê preço maior em 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.