São Paulo, terça-feira, 08 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RISCO

Agência ameaça rebaixar novamente nota da Grécia

DA REDAÇÃO

A agência de classificação de risco Standard & Poor's afirmou que pode rebaixar novamente a nota da Grécia, preocupada com a capacidade do governo de colocar as contas públicas em dia.
Ela colocou a nota da dívida pública grega em revisão com perspectiva negativa, o que significa que, já no começo do ano que vem, ela pode ser rebaixada -repetindo o que ocorreu em janeiro.
Segundo a S&P, a decisão "reflete a nossa visão de que os planos de consolidação fiscal apresentados pelo novo governo dificilmente garantirão uma redução contínua no deficit fiscal e na dívida pública". Após os problemas com a holding de Dubai no fim de novembro, a Grécia -e a sua dívida- tornou-se uma das principais preocupações dos investidores.
Pelas projeções da agência, se o governo não tomar novas medidas, a dívida pública grega representará, no ano que vem, 125% do PIB -a maior taxa da zona do euro.
As preocupações com a capacidade do governo grego de honrar suas contas aumentaram ainda mais depois que a administração afirmou que o deficit orçamentário neste ano deve ficar em torno de 12,7%, muito acima dos 3% estipulados pela União Europeia como máximo.
Uma nota menor significa custo maior para o governo tomar dinheiro emprestado.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Recuperação: Governo dos EUA prevê gasto menor na ajuda a bancos
Próximo Texto: Sociais & Cia.: Especialista contesta meta de redução de CO2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.