São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação funciona como empréstimo

DA FOLHA ONLINE

As captações são operações promovidas pelos bancos, por meio de emissão de títulos, para obter recursos no exterior. São como empréstimos.
Esses títulos representam uma dívida. Quem adquire esses papéis se torna credor dessa dívida e recebe por ela uma taxa de remuneração e uma taxa de juros preestabelecida que embute também a previsão de variação cambial, conhecida como cupom.
Quanto mais longo o prazo dos títulos maiores costumam ser as taxas exigidas pelos investidores, pois o risco de quebra se torna maior. É por isso que empresas, bancos e países em situação financeira delicada só costumam emitir títulos de prazo muito curto e com taxas muito altas.
Dependendo de onde são negociados, esses títulos recebem diferentes nomes: eurobônus, commercial papers, bônus samurais etc. Atualmente, os eurobônus têm sido preferidos pelas instituições brasileiras.
O dinheiro arrecadado é usado para aumentar o capital de giro, pagar dívidas, financiar linhas externas e linhas de exportação para empresas, entre outras operações.
Dentro do Brasil, essas captações costumam ser feitas com títulos chamados "debêntures" e seguem uma regulamentação diferenciada.


Texto Anterior: Análise: Queda do dólar não compromete balança
Próximo Texto: Ano do dragão: IGP-M perde fôlego e fecha em 1,34% na 1ª prévia do ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.