São Paulo, sexta-feira, 09 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No PR, navios venezuelanos têm preferência

DA AGÊNCIA FOLHA

Navios da Venezuela agora têm preferência na atracação no porto de Paranaguá (PR). Acordo entre o governo do Paraná e o de Hugo Chávez concede benefícios no porto a embarcações venezuelanas com mais de 25 mil toneladas de mercadoria, com aviso de chegada com 15 dias de antecedência.
O primeiro navio a se beneficiar do pacto chegou na segunda, com carga de 27 mil toneladas de uréia -usada como fertilizante. O convênio foi firmado em novembro de 2005 e estava em processo de adaptação, segundo a administração do porto. Navios de Paranaguá passam a ter benefícios em terminais venezuelanos.
A concessão do privilégio desperta críticas entre envolvidos com o setor. Para o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Wilem Mantelli, a medida tem "caráter político e ideológico". O superintendente do porto de Paranaguá, Eduardo Requião, nega que o acordo tenha motivação ideológica. O sindicato dos operadores portuários diz que a negociação não vai prejudicar a movimentação nos terminais porque a circulação de navios venezuelanos ainda é pequena.


Texto Anterior: Expansão de emergentes explica mudança
Próximo Texto: Paulo Pereira Da Silva: O PAC é pouco, mas serve
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.