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Lucro da Telemar sobe 18% e vai a R$ 1,3 bi
Base de clientes da operadora de telefonia cresce 10% em 2006; empresa planeja investir R$ 2,4 bilhões neste ano
Diretor diz que grupo teve despesa extra de R$ 140 mi no ano passado com a renovação do contrato de concessão da telefonia
DA FOLHA ONLINE, NO RIO
O lucro líquido da Telemar,
agora sob a marca Oi, atingiu
R$ 1,3 bilhão em 2006, o que representa avanço de 18% sobre o
resultado de 2005 e é o maior
da história da companhia.
No quarto trimestre do ano, o
grupo lucrou R$ 613,3 milhões,
47,4% mais do que no mesmo
período do ano passado. A base
de clientes subiu 10% durante o
ano passado.
O resultado do quarto trimestre veio acima das expectativas do mercado graças a um
crédito fiscal da Oi Móvel no
valor de R$ 292 milhões.
Já o Ebitda (lucro antes de
despesas financeiras, impostos,
depreciações e amortizações)
apresentou queda de 10% em
relação a 2005 e atingiu R$ 6,1
bilhões. A margem do Ebitda
foi de 36,2%.
O diretor de finanças e relações com investidores da companhia, José Luis Salazar, disse
que, em 2006, o grupo teve despesas extras com a renovação
do contrato de concessão da telefonia. A Telemar pagou R$
140 milhões para renovar a
concessão.
Além disso, a empresa sofreu
redução de 30% nas receitas de
tarifas de uso da rede local. Essa é a tarifa paga pela operadora
de longa distância à operadora
local quando utiliza sua rede
para completar uma chamada
telefônica.
"Só isso significou perda de
R$ 320 milhões", disse Salazar.
Somado a isso, a empresa arcou
com provisões fiscais e regulatórias no valor de R$ 133 milhões.
"Por outro lado conseguimos
compensar, reduzindo as despesas financeiras e a depreciação, e tivemos lucro maior do
que no ano passado", afirmou.
A receita bruta da Telemar
subiu 2,3% no ano passado e
chegou a R$ 24,2 bilhões. A receita líquida avançou 0,7%. A
dívida líquida caiu 19,7% e encerrou o ano em R$ 4,9 bilhões,
o que ajudou a reduzir as despesas financeiras em 20%, segundo a Telemar.
Os investimentos planejados
para este ano devem alcançar
R$ 2,4 bilhões, segundo a empresa.
Clientes
A base de clientes da companhia cresceu 10% em 2006 devido aos serviços de telefonia
móvel e de acesso à internet.
A base de telefonia móvel incorporou 2,7 milhões de pessoas, o que significa expansão
de 26% sobre o ano anterior.
O número de clientes de banda larga subiu 40%. Segundo a
empresa, o incremento no Oi
Velox está ligado ao aquecimento da venda de computadores e a ofertas da empresa.
Para André Rocha, do Unibanco, no entanto, a base de assinantes da telefonia fixa, que
sofreu redução de 500 mil
clientes no último ano, não
consegue ser compensada pelos novos assinantes.
"A parte de deterioração da
telefonia fixa, em termos de assinantes e de receita, não tem
sido compensada pelos assinantes de móvel e de banda larga. Em 2007, espera-se um cenário melhor", disse. A expectativa da Telemar é que o número de clientes seja ampliado
em 15% neste ano.
TV por assinatura
Salazar disse que a Oi se prepara para entrar no mercado de
TV por assinatura. Ela comprou em agosto a Way TV em
Minas Gerais e aguarda a autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)
para entrar no mercado de TV a
cabo.
"Apesar de serem coisas bem
diferentes, achamos que é complementar ao nosso serviço",
disse.
Nesta semana, a agência autorizou a Telefônica a oferecer
serviços via satélite após longo
período de tramitação.
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