São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2007

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Lucro da Telemar sobe 18% e vai a R$ 1,3 bi

Base de clientes da operadora de telefonia cresce 10% em 2006; empresa planeja investir R$ 2,4 bilhões neste ano

Diretor diz que grupo teve despesa extra de R$ 140 mi no ano passado com a renovação do contrato de concessão da telefonia


DA FOLHA ONLINE, NO RIO

O lucro líquido da Telemar, agora sob a marca Oi, atingiu R$ 1,3 bilhão em 2006, o que representa avanço de 18% sobre o resultado de 2005 e é o maior da história da companhia.
No quarto trimestre do ano, o grupo lucrou R$ 613,3 milhões, 47,4% mais do que no mesmo período do ano passado. A base de clientes subiu 10% durante o ano passado.
O resultado do quarto trimestre veio acima das expectativas do mercado graças a um crédito fiscal da Oi Móvel no valor de R$ 292 milhões.
Já o Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciações e amortizações) apresentou queda de 10% em relação a 2005 e atingiu R$ 6,1 bilhões. A margem do Ebitda foi de 36,2%.
O diretor de finanças e relações com investidores da companhia, José Luis Salazar, disse que, em 2006, o grupo teve despesas extras com a renovação do contrato de concessão da telefonia. A Telemar pagou R$ 140 milhões para renovar a concessão.
Além disso, a empresa sofreu redução de 30% nas receitas de tarifas de uso da rede local. Essa é a tarifa paga pela operadora de longa distância à operadora local quando utiliza sua rede para completar uma chamada telefônica.
"Só isso significou perda de R$ 320 milhões", disse Salazar. Somado a isso, a empresa arcou com provisões fiscais e regulatórias no valor de R$ 133 milhões.
"Por outro lado conseguimos compensar, reduzindo as despesas financeiras e a depreciação, e tivemos lucro maior do que no ano passado", afirmou.
A receita bruta da Telemar subiu 2,3% no ano passado e chegou a R$ 24,2 bilhões. A receita líquida avançou 0,7%. A dívida líquida caiu 19,7% e encerrou o ano em R$ 4,9 bilhões, o que ajudou a reduzir as despesas financeiras em 20%, segundo a Telemar.
Os investimentos planejados para este ano devem alcançar R$ 2,4 bilhões, segundo a empresa.

Clientes
A base de clientes da companhia cresceu 10% em 2006 devido aos serviços de telefonia móvel e de acesso à internet.
A base de telefonia móvel incorporou 2,7 milhões de pessoas, o que significa expansão de 26% sobre o ano anterior.
O número de clientes de banda larga subiu 40%. Segundo a empresa, o incremento no Oi Velox está ligado ao aquecimento da venda de computadores e a ofertas da empresa.
Para André Rocha, do Unibanco, no entanto, a base de assinantes da telefonia fixa, que sofreu redução de 500 mil clientes no último ano, não consegue ser compensada pelos novos assinantes.
"A parte de deterioração da telefonia fixa, em termos de assinantes e de receita, não tem sido compensada pelos assinantes de móvel e de banda larga. Em 2007, espera-se um cenário melhor", disse. A expectativa da Telemar é que o número de clientes seja ampliado em 15% neste ano.

TV por assinatura
Salazar disse que a Oi se prepara para entrar no mercado de TV por assinatura. Ela comprou em agosto a Way TV em Minas Gerais e aguarda a autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para entrar no mercado de TV a cabo.
"Apesar de serem coisas bem diferentes, achamos que é complementar ao nosso serviço", disse.
Nesta semana, a agência autorizou a Telefônica a oferecer serviços via satélite após longo período de tramitação.


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