São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústrias contratam mais após 2 meses

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Depois de dois meses em queda, o emprego na indústria cresceu em fevereiro: a expansão de 0,6% na comparação livre de influências sazonais com janeiro, divulgou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A folha de pagamento do setor ficou estável, após crescer 1,7% em janeiro. O emprego cresceu em 11 das 14 regiões pesquisadas.
Na comparação com o ano passado, as vagas na indústria mantiveram trajetória de recuperação. A alta ficou em 3,2% ante fevereiro de 2007. Trata-se do 20º resultado positivo consecutivo.
No primeiro bimestre, o crescimento foi de 3% -o melhor desempenho para o período desde 2005. O resultado é, porém, menor do que os 3,5% do quarto trimestre de 2007, o que indica certo arrefecimento no ritmo de geração de vagas na indústria, segundo o IBGE.
Para Denise Cordovil, economista da Coordenação de Indústria do IBGE, os dados de fevereiro são positivos e refletem o dinamismo da produção industrial.
Segundo ela, o crédito em forte expansão e a massa salarial crescente propiciam o bom desempenho de setores como veículos e máquinas e equipamentos. Outro destaque, diz, é a indústria de alimentos, setor que mais emprega proporcionalmente.


Texto Anterior: BNDES terá até R$ 250 bi para política industrial, diz Jorge
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Balança, mas não se espatifa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.