São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo ainda procura culpado pelo apagão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo não chegou a um consenso sobre os motivos do blecaute de janeiro. O problema começou com o rompimento de um cabo em uma linha de transmissão de São Paulo.
Para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o rompimento do cabo aconteceu por "falha sistemática da manutenção", feita pela CTEEP, responsável pela linha e punida pela agência.
Já para o grupo que analisou o blecaute para a GCE (Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica), "o rompimento do cabo não pode ser vinculado, necessariamente, a falha de manutenção". Para efeito de punição, vale o relatório da Aneel.
Em janeiro, a Aneel divulgou que o cabo havia rompido por causa de um parafuso frouxo em uma peça chamada espaçador. A versão foi refutada por Altino Ventura Filho, presidente da Eletrobrás e coordenador do grupo que elaborou o relatório paralelo para a GCE.
Ontem, José Mário Abdo, diretor-geral da Aneel, evitou polemizar a respeito do parafuso. A agência, no entanto, sustentou que o cabo se rompeu porque estava oscilando. O que impede o cabo de oscilar no espaçador é um parafuso.



Texto Anterior: Duas empresas vão pagar por blecaute de janeiro
Próximo Texto: Impostos: Bancos são multados por não cobrar CPMF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.