São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leilão de Belo Monte (PA) será daqui a 12 meses

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, disse ontem que o governo federal deve realizar em setembro de 2009 o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, projeto que será construído no rio Xingu. Ele participou do 1º Seminário Exame de Energias Renováveis.
Próximo empreendimento de peso do setor elétrico, com 11,1 mil MW de capacidade instalada, a usina será a segunda maior do país, depois de Itaipu.
Tolmasquim descartou problemas de ordem ambiental. O acordo com o Ministério de Meio Ambiente, que cancelou a construção de outras três usinas na calha do rio Xingu, deverá facilitar a concessão da licença prévia. A área alagada, 440 quilômetros quadrados, também será menor que os iniciais 2 mil quilômetros quadrados.
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, defendeu a participação da Eletrobrás no leilão. Segundo ele, a estatal é um instrumento para execução do plano de redução das tarifas de energia. Zimmermann citou a participação de Furnas, Chesf e Eletrosul no leilão das usinas de Santo Antônio e Jirau, ambas no rio Madeira. A competição reduziu o preço por megawatt/hora.


Texto Anterior: Petrobras quer processar GNL na região do pré-sal
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.