São Paulo, Quinta-feira, 09 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BEBIDAS
Reunião terá como tema a situação das fábricas e empregos
Cade consulta sindicalistas do RS sobre a fusão de cervejarias

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

A fusão entre as cervejarias Brahma e Antarctica passa hoje à tarde, em Porto Alegre, por um importante teste, que pode ser determinante para a sua concretização: prefeitos e sindicalistas dos municípios gaúchos de Getúlio Vargas, Estrela e Montenegro se reunirão com o presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Economia), Gesner Oliveira, para falar sobre a situação das suas unidades e o temor de que haja desemprego em massa.
A decisão sobre a fusão das cervejarias deverá levar, pelo menos, quatro meses. Dados como o risco de desemprego serão levados em conta pelo Cade.
As três fábricas gaúchas, juntas, têm 900 empregados. O temor dos sindicalistas é que, com a AmBev (empresa resultante da fusão), haja, até mesmo, o fechamento das três unidades ao mesmo tempo.
""O que nós queremos, acima de tudo, é evitar o desemprego. Talvez a fusão já seja irreversível. Se for, pediremos, pelo menos, que haja uma cláusula social impedindo o fechamento das unidades e a demissão das pessoas", disse ontem o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Montenegro, Oscar de Oliveira.
Além da reunião em Porto Alegre, que ocorrerá às 14h, no hotel Embaixador (centro da capital gaúcha), já estão marcados outros encontros, em São Paulo (dia 20) e em Belém do Pará (dia 14 de outubro), com a mesma pauta.


Texto Anterior: Conjuntura: Produção industrial cai 3,5% até julho
Próximo Texto: Mercado editorial: Justiça do Rio aceita pedido de concordata da Bloch Editores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.