São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano terá efeito em 2 semanas, diz Bush a Lula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente dos EUA, George W. Bush, telefonou ontem para Luiz Inácio Lula da Silva e disse esperar que dentro de duas semanas e meia sejam sentidos os primeiros efeitos do pacote de seu governo ao sistema financeiro.
Por cerca de 15 minutos, Bush falou das medidas tomadas pelos EUA para socorrer os mercados, segundo assessores de Lula. O presidente americano admitiu que a crise se agravou porque o sistema financeiro foi atingido em um momento de declínio das atividades econômicas americanas.
Lula enfatizou a Bush a necessidade de criação de mecanismos de controle sobre o mercado financeiro mundial como forma de evitar novas turbulências. O americano, conforme assessores de Lula, silenciou sobre a declaração do presidente brasileiro, que insistiu na medida que deveria funcionar como alarme aos países.
Lula também reforçou a importância de concluir a Rodada Doha. Segundo ele, ajudaria a minimizar os efeitos da crise financeira sobre a economia real.
O presidente americano disse que o Brasil está preparado para enfrentar a crise porque tem economia sólida e por isso dificilmente será atingido.


Texto Anterior: BC foi lento na adoção de medidas, afirma Serra
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.