São Paulo, sábado, 09 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TRANSE GLOBAL

Com temor de ataque norte-americano ao Iraque, Bolsas caem e petróleo sobe
O temor de um ataque norte-americano ao Iraque voltou a atingir o ânimo dos investidores internacionais. As principais Bolsas encerram o dia em queda, enquanto o barril do petróleo fechou em alta.
O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou ontem, por unanimidade, a resolução sobre as inspeções de armas iraquianas que dá um ultimato a Saddam Hussein. O ditador tem até o próximo dia 15 para aprovar os termos da inspeção, do contrário ficará sujeito às "mais severas consequências", como ameaçou George W. Bush.
Para alguns analistas, no entanto, depois de quatro semanas de alta, era esperado que cedo ou tarde haveria um ajuste nas ações. "A questão não era "se" ocorreria [o ajuste], mas "quando'", disse Al Kagel, da corretora Stein Roe & Farnham.
Entre os maiores perdedores esteve o McDonald's, que alertou que terá resultados mais fracos do que os estimados. Por isso, fechará 175 lanchonetes e demitirá 600 pessoas em todo o mundo (as ações caíram 8%).
O índice Dow Jones da Bolsa de Nova York caiu 0,57%, enquanto a Nasdaq recuou 1,27%. A Bolsa de Frankfurt teve queda de 2,43%, Londres caiu 1,14% e Paris recuou 1,72%.
O barril do petróleo subiu 1,6% na Bolsa Mercantil de Nova York, encerrando cotado a US$ 25,78. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Ano do dragão: Gasolina sobe 11% na bomba, diz ANP
Próximo Texto: Pecuária: Chile deixa de comprar carne de MS por medo de febre aftosa do Paraguai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.