São Paulo, sábado, 09 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PECUÁRIA

Chile deixa de comprar carne de MS por medo de febre aftosa do Paraguai
O Chile suspendeu ontem as importações de carne de Mato Grosso do Sul. A medida foi tomada porque o Estado faz fronteira com o Paraguai, país onde foi encontrado gado infectado pelo altamente contagioso vírus da febre aftosa.
O governo brasileiro considerou a decisão arbitrária e exigiu a revogação imediata da suspensão. "A atitude é arbitrária e sem nenhum fundamento científico. O Brasil não pode aceitá-la", afirmou João Cavallero, chefe do departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura.
Anteontem, a União Européia também havia suspendido a importação de carnes do município de Sete Quedas, em Mato Grosso do Sul. A decisão européia, no entanto, se limitou a Sete Quedas, que fica próxima à região onde estão os focos da doença no Paraguai.
A decisão do bloco econômico europeu foi recebida sem surpresa pelo ministério. A região de Sete Quedas não exporta para a Europa. Apenas 100 mil cabeças dos 23 milhões de Mato Grosso do Sul estão localizadas na região do município de Sete Quedas.
O Brasil não tem indícios de febre aftosa há mais de um ano, segundo o ministério. O país também tomou providências para isolar a fronteira brasileira da paraguaia para evitar que a doença atingisse o gado no país. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Panorâmica - Transe global: Com temor de ataque norte-americano ao Iraque, Bolsas caem e petróleo sobe
Próximo Texto: Luís Nassif: Os investimentos brasileiros no exterior
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.