São Paulo, segunda-feira, 09 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aplicador tem de estar atento aos balanços

DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem começou há pouco tempo a aplicar em ações por conta própria -e não por meio de um fundo-, é fundamental tentar entender os eventos que podem levar um ativo a subir ou sofrer depreciação. Neste momento, a safra de balanços é um dos tópicos que têm regido o mercado acionário tanto aqui quanto no exterior.
O investidor que deseja participar do mercado acionário e resolve aplicar em um fundo deve confiar no gestor e, no máximo, interrogá-lo se a rentabilidade não estiver agradando.
Já quem se sente maduro o suficiente para comprar ações diretamente, por conta própria, terá de lidar com várias informações para tentar aproveitar as curvas favoráveis do mercado. É claro que ler um balanço inteiro não é tarefa fácil. Mas ficar atento a algumas variáveis, como lucro líquido e receita, pode ajudar a ver como anda a saúde financeira da companhia.
"O investidor tem de olhar para os balanços mesmo. E é importante atentar para a evolução dos números das empresas em períodos mais longos, como tem se comportado nos últimos anos", afirma Théo Rodrigues, diretor-geral do INI (Instituto Nacional de Investidores).
Muita gente esquece que comprar uma ação é mais do que fazer uma aplicação. Cada ação representa um fragmento de uma companhia. Ser acionista significa ser dono de um pedacinho da empresa. (FV)


Texto Anterior: FolhaInvest
Pequeno investidor retorna à Bovespa

Próximo Texto: Lucro de empresas espanholas na AL impulsiona Bolsa de Madri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.