São Paulo, segunda-feira, 09 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucro de empresas espanholas na AL impulsiona Bolsa de Madri

Ações de Santander e Telefónica puxam índice espanhol, o que mais sobe na Europa

DA BLOOMBERG

A Espanha, que amarga a maior taxa de desemprego da Europa, está gerando os melhores retornos do mercado de capitais dentre os países da região com economias em retração, diante do crescimento de suas vendas na América Latina.
O principal índice da Bolsa de Madri subiu 17% nos últimos 12 meses, o maior avanço entre todas as economias da zona do euro ainda em contração. O indicador da Bolsa espanhola superou o índice Dow Jones Stoxx 600 europeu em 15 pontos percentuais no mesmo período em que a Telefónica e o Santander se beneficiaram do crescimento do Brasil.
As empresas da Bolsa do país têm na América Latina cerca de 40% de seus lucros. Deste percentual, estimativas apontam que entre 15% e 20% vêm do Brasil, onde a economia cresceu 1,9% de abril a junho.
O Santander e a Telefónica, que respondem por 45% da ponderação do índice, obtêm mais de 34% de seus lucros operacionais na região, segundo dados da Bloomberg.
""Para as empresas que realizam grande parte das vendas na região, o potencial está assegurado", disse Kilian de Kertanguy, administrador de fundo da Cholet-Dupont Gestion.
Para Bob Parker, do Credit Suisse Asset Management, os lucros gerados na América Latina deverão estimular os investidores a comprar ações espanholas como alternativa aos mercados emergentes.


Texto Anterior: Aplicador tem de estar atento aos balanços
Próximo Texto: Inflação é destaque da semana na agenda local
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.