São Paulo, sábado, 09 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem a menor taxa acumulada no ano

DA SUCURSAL DO RIO

A região metropolitana de São Paulo acumula alta de 1,69% no ano. Segundo o IBGE, a ausência de reajustes nos transportes nessa região durante o ano justifica o patamar mais baixo de inflação.
Para dezembro, a principal pressão sobre o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) virá de aumentos nesse setor. Desde 30 de novembro, o preço da passagem de ônibus ficou 15% maior e o preço da tarifa de metrô subiu 9,52%. A partir de 9 de dezembro, o táxi vai ficar 9,37% mais caro.
"As pressões conhecidas para a inflação de dezembro são fortes, pontuais e concentradas em São Paulo", afirmou a coordenadora do Índice de Preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Eulina Nunes dos Santos.
O aumento de 5,26% no preço da passagem de ônibus no Rio também deve pressionar o indicador. Analistas prevêem alta de 0,45% em dezembro. Em novembro, Curitiba registrou a maior inflação, com alta de 0,63%.
No ano, a região metropolitana de Belo Horizonte acumula a taxa mais elevada, com alta de 4,65%. O menor índice foi o de Porto Alegre (0,13%), onde os alimentos subiram 1,57%, mas os produtos não-alimentícios recuaram 0,24%. (JL)


Texto Anterior: IPCA fica abaixo do esperado em novembro
Próximo Texto: Tribunal de Contas cobra ação da Previdência contra fraudes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.