São Paulo, sábado, 09 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revisão faz PIB japonês cair de 2% para 0,8% no 3º trimestre

DA REDAÇÃO

A economia japonesa cresceu no terceiro trimestre bem menos do que o divulgado anteriormente. Após a revisão, a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) entre julho e setembro ficou em 0,8% na taxa anualizada, bem abaixo dos 2% anunciados em novembro.
O valor também ficou abaixo da previsão de analistas, que aguardavam uma expansão de 1,1%. Apesar da queda, esse foi o sétimo trimestre consecutivo em que a economia japonesa apresentou crescimento.
Ao contrário da projeção anterior, que previa crescimento de 0,1%, a demanda doméstica, que inclui itens como gastos do consumidor e investimento privado, caiu 0,2% entre julho e setembro.
Para o ministro da Economia, Hiroko Ota, a queda no PIB foi provocada pela diminuição no consumo, mas ele afirma que a economia está no bom caminho. "Eu não tenho nenhuma preocupação de que a economia entrará em uma tendência de queda nem vejo sinais disso."
Usando vários dados econômicos, entre eles o PIB, o governo disse em novembro que a economia do Japão cresceu nos últimos 57 meses. Esse período é igual ao registrado na década de 1960, porém bem mais modesto.


Texto Anterior: Economia americana gera 132 mil vagas em novembro
Próximo Texto: Foco: Celulares de luxo atraem celebridades e podem custar até US$ 310 mil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.