São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINERAÇÃO

Investimento de US$ 2,15 bi da Rio Tinto no país é suspenso

DA AGÊNCIA FOLHA,
EM CAMPO GRANDE

A direção da mineradora Rio Tinto no Brasil suspenderá o plano de expansão que previa investimentos de US$ 2,15 bilhões no polo minerador da região de Corumbá (440 km de Campo Grande).
A empresa, uma das três maiores do setor no mundo, alegou "dificuldade de obtenção de recursos" e a "retração do mercado" provocada pela crise internacional.
"Os recursos disponíveis são onerosos e de curto prazo, enquanto o projeto é de longo prazo. Assim que houver sinais de recuperação do mercado, nós vamos retomar todos os investimentos", disse o diretor financeiro e de recursos humanos, Aloisio do Pinho Oliveira, em nota.
O plano previa ampliar em seis vezes a capacidade da mina de minério de ferro de Corumbá -dos atuais 2 milhões de toneladas anuais para 12,8 milhões.
Além da expansão da mina, o projeto consiste na construção de dois portos na hidrovia Paraguai-Paraná, um deles a 60 km de Corumbá e outro em Agraciada, no Uruguai.
Em dezembro, com o agravamento da crise e a menor demanda por metais, a mineradora comunicou a decisão de fechar 14 mil postos de trabalho pelo mundo (à ocasião, nenhum deles programado para a filial brasileira). Anunciou ainda venda de ativos e redução em 50% nos investimentos. (RV)


Texto Anterior: Comércio exterior: Exportações do agronegócio têm aumento de 23% em 2008
Próximo Texto: Queda na produção é a mais ampla desde 1991
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.