São Paulo, sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto conjunto contra aftosa não saiu do papel

DE BUENOS AIRES

Ainda não saiu do papel o Programa de Ação Mercosul Livre de Febre Aftosa (Pama), apontado por especialistas como único mecanismo eficaz para controlar a "ameaça constante" da aftosa na região.
Anunciado na reunião do bloco em dezembro passado em Montevidéu, o projeto ainda não passou por todos os trâmites burocráticos nem tem o orçamento de US$ 18 milhões aprovado pelos países (participam todos os sócios plenos do Mercosul e ainda os associados Bolívia e Chile) -que tentarão conseguir a verba com organismos multilaterais.
A meta é erradicar a doença no continente até 2009.
"Por mais controle e fiscalização que se tenha internamente, são quase 700 km de fronteira seca entre Paraguai, Brasil e Argentina. Há propriedades que começam num país e terminam no outro", explica Jorge Caetano Júnior, diretor do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura. (FLÁVIA MARREIRO)


Texto Anterior: Gado doente: Brasil amplia veto a carne de toda a Argentina
Próximo Texto: Comércio global: Acordo limita importação de têxtil da China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.