São Paulo, terça-feira, 10 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama deve elevar parcela de álcool na gasolina

DE WASHINGTON

Os EUA devem aumentar a porcentagem permitida de álcool na mistura com a gasolina, dos atuais 10% para 12% a 13%. A informação é do novo secretário de Agricultura do governo de Barack Obama, o ex-governador democrata Tom Vilsack, do Iowa.
Os produtores locais do biocombustível, que nos EUA é feito a partir do milho, e não da cana, como no Brasil, enviaram carta ao presidente pedindo que autorizasse a elevação da porcentagem para 15%. O setor sofre com a queda do preço do barril de petróleo, que foi do pico de US$ 150 no verão passado para os atuais US$ 40.
O barateamento do combustível fóssil refreou o interesse do mercado pelo combustível alternativo. Aumentar a mistura seria uma maneira de ajudar a escoar a produção. Vilsack disse que o aumento menor pode ser feito "rapidamente", mas que os 15% dependeriam de parecer da agência ambiental federal.
É pouco provável que a medida beneficie os produtores de álcool brasileiros. Além de cobrar tarifa do produto importado do Brasil, os EUA dão incentivo ao produtor americano.
(SÉRGIO DÁVILA)


Texto Anterior: Brasil nega acordo com EUA contra Chávez
Próximo Texto: IGP-DI aponta deflação de 0,13% e pressiona BC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.