UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Moeda chegou a cair 0,69%, mas fechou em alta de 0,31% com inflação maior; Bolsa perde 0,16%

IGP-DI eleva dólar em dia de forte oscilação

DA REPORTAGEM LOCAL

A repercussão do avanço das tropas aliadas no Iraque, a queda das Bolsas dos Estados Unidos, o aumento do IGP-DI e a rolagem de parte da dívida cambial do Banco Central foram os principais fatores que fizeram o mercado doméstico oscilar ontem.
Entretanto, os investidores classificaram o dia como normal, sem nenhuma notícia que fosse capaz de determinar uma tendência única para as cotações.
Após cair 0,69%, o dólar passou a se valorizar e fechou em alta de 0,31%, cotado a R$ 3,195. O C-Bond, título da dívida externa de maior liquidez, fechou em baixa de 1,28% e o risco-país subiu 2,87%, para os 966 pontos.
Na Bolsa de Valores de São Paulo, o dia também foi de volatilidade. O Ibovespa caiu 0,16%, enquanto o IBX 50, índice que mede a variação das maiores empresas da Bolsa, subiu 0,2%.
Para os analistas, a derrubada da estátua de Saddam Hussein em Bagdá foi interpretada como um sinal de que o desfecho da guerra pode estar próximo. Entretanto, ao mesmo tempo em que a notícia é positiva, ela traz para os investidores a preocupação de como será o pós-guerra e retoma a atenção para os indicadores econômicos dos Estados Unidos.
A inflação de 1,66% em março medida pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) da FGV (Fundação Getúlio Vargas), maior do que o índice de 1,59% no mês anterior, não chegou a surpreender os analistas, mas colaborou para que o mercado piorasse no período da tarde.
"A alta IGP-DI já era previsível, devido à prévia anterior. Mas ele deve ceder porque foi muito influenciado pela alta do câmbio e dos derivados do petróleo", disse Marco Franklin, sócio-diretor da ARX Capital Management.
O BC vendeu ontem aproximadamente US$ 570 milhões em contratos de "swap" cambial e com isso efetuou a rolagem de cerca de 52% do vencimento do próximo dia 23. Segundo analistas, o resultado da operação foi bom, conforme o esperado pelas atuais condições do mercado.
Na Bovespa, das dez ações que movimentaram o maior volume, apenas duas fecharam em baixa, ambas do setor bancário. O papel preferencial do Bradesco caiu 1,9% e o PN do Itaú se desvalorizou em 1,41%. A maior alta do dia foi a Embraer ON (7%) e a maior baixa foi a Light ON (8,5%).
(GEORGIA CARAPETKOV)


Texto Anterior: Combustíveis: Petrobras admite não reduzir o preço do gás
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.