São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportação de frango cai em volume e em receita

Quedas em maio foram de 17,8% e de 22,5%, respectivamente, diz associação

Dados refletem a retração de importantes mercados consumidores, devido aos focos de gripe aviária na Ásia, na Europa e na África


DA REUTERS

As exportações brasileiras de frango em maio, que totalizaram 196.473 toneladas, apresentaram redução de 17,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou a Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos) em comunicado divulgado ontem.
A receita com os embarques em maio foi de US$ 216,7 milhões, com queda de 22,5% em relação a igual período de 2005.
Também foi observada queda na comparação do acumulado dos primeiros cinco meses do ano. O volume de embarques em 2006 foi de 1,046 milhão de toneladas, com redução de 5,52%. Já a receita cambial nesse período, de US$ 1,236 bilhão, teve aumento de 0,93%.
"Esses números continuam refletindo a retração de importantes mercados consumidores, devido aos focos de gripe aviária na Ásia, na Europa e na África no início do ano", informou a Abef em comunicado.
Os maiores mercados para o frango brasileiro entre janeiro e maio de 2006 foram a União Européia (para onde foram embarcadas 131.046 toneladas), Oriente Médio (249.780 toneladas) e América do Sul (75.588 toneladas).

Ajuste ao cenário
As perdas no mercado exportador e a baixa dos preços internos em meses anteriores fizeram com que o setor procurasse se ajustar ao novo cenário, a fim de evitar maiores prejuízos.
Para isso, muitas empresas reduziram o quadro de funcionários ou ofereceram férias coletivas, diminuindo o nível de produção.
Além do patamar menor das vendas externas, o setor avícola sofre com o real valorizado, destaca o comunicado da Abef.
O setor também aguarda a adesão de Estados produtores ao Plano de Prevenção Contra a Gripe Aviária, divulgado pelo governo no começo de abril, de acordo com o comunicado.


Texto Anterior: Bolsa de SP tem queda superior a 7% na semana
Próximo Texto: Combustível: Shell inicia exportação de álcool para os Estados Unidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.