São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMBUSTÍVEL

Shell inicia exportação de álcool para os Estados Unidos

DA REUTERS

A Shell Brasil começou a exportar álcool para os Estados Unidos, aproveitando a forte demanda pelo biocombustível no mercado norte-americano, disse um diretor da companhia.
A empresa, uma das maiores distribuidoras de combustível atuando no Brasil, já fechou embarques de 30 milhões de litros para companhias do próprio grupo nos EUA. O primeiro carregamento de álcool anidro saiu do país na semana passada.
O diretor de suprimentos da Shell Brasil, Adriano Dalbem, afirmou que a intenção da Shell Brasil, subsidiária da Royal Dutch Shell, é exportar 150 milhões de litros de álcool até o fim da atual safra de cana-de-açúcar (maio de 2006 a abril de 2007). Todo o volume embarcado neste ano deve ter como destino os Estados Unidos.
"Quando entrarmos na próxima safra, devemos ter uma definição do novo volume, que vai estar relacionado com a velocidade de implementação do "blend" nos mercados", disse o diretor da Shell, acrescentando que a operação é nova, mas que ela começou a ser estudada pela empresa em 2005.
Dalbem não informou o valor pago pelo álcool. Disse, apenas, que foi negociado com várias usinas em "nível de mercado". Atualmente, paga-se de US$ 550 a US$ 560 por metro cúbico (mil litros) pelo álcool anidro.
Os embarques estão sendo feitos pelo porto de Santos, em terminais terceirizados. Mas segundo Dalbem, a empresa pode vir a investir em instalações próprias, dependendo do volume a ser embarcado nos próximos anos.
Segundo Dalbem, o produto a ser embarcado nos próximos meses será comprado no mercado "spot" (disponível), onde a Shell já atua para adquirir produto comercializado localmente.
As exportações de álcool brasileiro cresceram nos últimos anos com o aumento da produção local e a maior demanda internacional, mas até agora os embarques têm sido negociados por usinas utilizando-se de "tradings" que trabalham com álcool e/ou açúcar e da Petrobras.


Texto Anterior: Exportação de frango cai em volume e em receita
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.