São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

ALGODÃO MODIFICADO
Em pelo menos 12 mil hectares já se faz plantio irregular de algodão transgênico, resistente a herbicidas. Está liberado apenas o plantio do algodão resistente a insetos e a outras pragas. As plantações irregulares estão espalhadas por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia.

AUTUAÇÕES
A área com plantio de algodão irregular pode ser ainda maior. O Ministério da Agricultura continua vigiando e autuando produtores que utilizaram sementes irregulares. Cópias dessas autuações são encaminhadas à CNTBio e ao Ministério Público.

FATO CONSUMADO
Utilizada em países concorrentes, a semente de algodão transgênico entra no país em pequenas quantidades, que são multiplicadas em estufas. A indecisão da liberação no país vai levar ao fenômeno ocorrido no Rio Grande do Sul, onde a soja "pirata" definiu a liberação.

OPÇÃO NOVA
O porto de Itaqui, no Maranhão, amplia cada vez mais a participação no escoamento de soja. Embora em volume pequeno em relação aos portos do Sudeste e do Sul, Itaqui escoou, até abril deste ano, 41% mais soja do que em 2005.

REDUÇÃO
A Secretaria de Agricultura paulista computou a comercialização de 15 milhões de doses de vacina contra a aftosa em maio, 1 milhão menos do que em novembro do ano passado -os dois meses são os períodos de vacinação no Estado de São Paulo.

REBANHO MENOR?
A secretaria estima que a vacinação teve cobertura de 99% do rebanho paulista. Resultado: ou o rebanho encolheu, devido ao avanço da cana, ou os criadores de São Paulo e dos Estados vizinhos compraram menos doses.

QUEDA NOS SUÍNOS
A suinocultura teve redução na receita com as exportações nos cinco primeiros meses deste ano. Segundo a Abipecs, o setor obteve apenas US$ 332 milhões, com redução de 25% em relação ao valor de 2005.

BOVINA
Já a carne bovina rendeu US$ 350 milhões só em maio, 22% mais do que há um ano, segundo a Abiec. O volume foi de 200 mil toneladas, com queda de 7,4% em relação às 216 mil de maio de 2005.

SETOR CRESCENTE
O Brasil avança também na produção de carne em áreas antes pouco expressivas, como ovinocultura e caprinocultura, setores que agora ganham até site de acompanhamento diário: www.farmpoint.com.br.

Texto Anterior: Combustível: Shell inicia exportação de álcool para os Estados Unidos
Próximo Texto: Lucro dos bancos aumenta 61,5% no 1º tri
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.