São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos aguardam recorde de ganhos em Wall Street, apesar do mercado volátil

PETER THAL LARSEN
DO "FINANCIAL TIMES"

Os bancos de investimento de Wall Street devem passar ilesos pela volatilidade dos mercados e reportar o mais lucrativo segundo trimestre de suas histórias, dentro de algumas semanas.
A despeito das oscilações nos mercados de ações, commodities e câmbio, os analistas vêm elevando suas projeções de lucro para o Goldman Sachs, Morgan Stanley, Lehman Brothers e Bear Stearns.
As previsões sugerem que as condições operacionais para os bancos de investimento continuam a ser extremamente positivas. De acordo com a Thomson Financial, a previsão média de lucros dos quatro grandes bancos de investimento que reportarão resultados antes do final do mês vem aumentando desde a correção nos mercados. A melhora mais notável foi a do Goldman Sachs, para o qual a expectativa agora é de lucro de US$ 3,96 por ação, ante uma previsão média da ordem de US$ 3,45 por ação no começo de maio.
Essa confiança é parcialmente justificada pelos níveis fervilhantes de atividade, antes da correção nos mercados. Nos três meses até maio, os volumes de subscrição de ações atingiram seu nível mais elevado desde o terceiro trimestre de 2000, com ajuda das ofertas públicas iniciais da Kohlberg Kravis Roberts, grupo privado de investimento, e da cadeia de varejo britânica Debenhams.
As operações de colocação de títulos de renda fixa também se mantiveram firmes, a despeito da alta nas taxas de juros. Os bancos de investimento também se beneficiam da volatilidade de mercado porque ela eleva os volumes de ações, títulos públicos e moedas internacionais negociados nos mercados.

Previsão difícil
No entanto, os analistas vêm encontrando dificuldades cada vez maiores para prever com precisão os resultados trimestrais, já que o setor se tornou mais complexo e os bancos vêm assumindo maiores riscos com capital próprio.
Os observadores apontam que muitos fundos de hedge perderam dinheiro em maio, devido às quedas em certos mercados. As mesas de investimento com capital próprio dos bancos, que empregam estratégias operacionais bastante semelhantes às dos fundos de hedge, provavelmente terão reportado resultados semelhantes. Bancos com exposição significativa a dívidas de mercados emergentes e a operações nos mercados de metais provavelmente também terão encontrado condições difíceis.
Mesmo assim, os analistas dizem que o setor de bancos de investimento continua a desfrutar dos benefícios de tendências de prazo mais longo, como o crescimento nos derivativos de crédito.
Os analistas do Morgan Stanley também estimam que as operações internacionais dos bancos de investimento estejam crescendo em ritmo três vezes superior ao das operações norte-americanas.
"Para as empresas que reportarão resultados em junho, o segundo trimestre consistiu em dez semanas excelentes ligeiramente prejudicadas por duas semanas ruins", disse um analista em um grande banco de investimento.


Texto Anterior: Lucros do BB e Caixa ajudam ajuste fiscal
Próximo Texto: Feriados em abril derrubam produção industrial no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.