São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA GLOBAL

Trichet faz críticas a agências de classificação de risco

DA REDAÇÃO

O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, afirmou que os sistemas financeiros mundiais são prejudicados pela falta de competição entre as agências de classificação de risco.
"Temos apenas algumas poucas delas [agências de classificação de risco], que atuam mundialmente, o que é um problema para as finanças globais", disse o dirigente no Parlamento Europeu.
Antes de Trichet, dirigentes como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a Comissão Européia e vários especialistas já fizeram críticas à atuação dessas agências antes da crise no mercado de crédito imobiliário dos EUA, especialmente no setor de alto risco ("subprime").
Bancos e fundos de investimento de distintos pontos do mundo tiveram fortes perdas após comprarem títulos atrelados ao "subprime". Em vários casos, investidores foram pegos de surpresa, pois as agências de classificação do risco deram a esses produtos a nota máxima, o que levava a crer que eles apresentavam risco baixo.
Para Trichet, parte dos problemas teve origem na falta de transparência, com as agências possuindo mais informações que os investidores.


Texto Anterior: Incertezas continuam, diz ata do Fed
Próximo Texto: INSS: Justiça fecha acordo para agilizar ações previdenciárias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.