São Paulo, sábado, 10 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB da zona do euro deve se desacelerar

DA BLOOMBERG

A Comissão Européia, o braço executivo do bloco, reduziu sua projeção para o crescimento econômico da zona do euro para 2008.
A economia dos 13 países que usam a moeda européia vai crescer 2,2% no ano que vem, disse a comissão. A estimativa é 0,3 ponto percentual inferior à formulada em maio. O ritmo de expansão vai diminuir ainda mais em 2009, para 2,1%, segundo o órgão.
A entidade afirmou ainda que a inflação poderá crescer em um ritmo mais acelerado do que o estava previsto anteriormente, puxada pela disparada dos preços dos combustíveis e alimentos.
A crise do mercado imobiliário dos EUA, a alta dos custos do crédito e o aumento do euro para um valor recorde no câmbio com o dólar estão se refletindo sobre o crescimento, enquanto a disparada dos preços do petróleo está elevando a inflação.
"A tempestade está realmente se formando", disse Joaquín Almunia, membro da Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários da UE. "O crescimento da economia está se tornando mais moderado e os riscos de perda de impulso aumentaram."


Texto Anterior: Déficit comercial dos EUA cai mais que o previsto
Próximo Texto: Kingston quer produção no país até 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.