São Paulo, terça-feira, 10 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Murdoch pretende bloquear acesso do Google a conteúdo

DA REDAÇÃO

O empresário Rupert Murdoch, dono da News Corp. (que tem, entre outros, o "Wall Street Journal", o "Times" e o "New York Post"), afirmou que estuda bloquear o acesso das pesquisas do Google e de outros serviços de busca ao conteúdo dos seus jornais.
"Eu acho que irei [remover o conteúdo dos jornais dos indexadores de buscas], mas isso quando começarmos a cobrar", afirmou em entrevista ao canal de TV Sky News Austrália, que também é de sua propriedade.
Nos últimos meses, o bilionário vem dizendo que pretende seguir em seus outros jornais o modo de cobrança por conteúdo on-line do "Wall Street Journal", que foi adquirido por ele no fim de 2007 e que é considerado o modelo de assinatura mais bem-sucedido, com cerca de 1 milhão de usuários.
"As pessoas que simplesmente pegam tudo e tornam isso em algo independente -roubam nossas reportagens, nós dizemos que elas roubam nossas reportagens-, elas simplesmente as pegam. Isso ocorre com o Google, com a Microsoft, com o Ask.com, um monte de gente", afirmou Murdoch.
Segundo ele, os mecanismos de busca não podem usar como resultado da pesquisa o título ou os primeiros parágrafos de uma reportagem. "Há uma doutrina conhecida como "uso razoável", que acreditamos que possa ser levada aos tribunais", disse o empresário nascido na Austrália. "Mas vamos fazer isso sem pressa."


Texto Anterior: Governo lista produtos dos EUA sujeitos à retaliação
Próximo Texto: Sociais & Cia.: Fundo poderá atenuar poluição do pré-sal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.