São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

SALTO NA ÁREA
O destaque nos dados mais recentes da Conab é o avanço forte da área de mamona. Segundo o órgão oficial, a área de plantio sobe para 193 mil hectares, com evolução de 22% em relação ao mesmo período anterior.

INCENTIVOS
A mamona, que vinha com bom aumento de área e de produção até 2007/8, havia perdido espaço na safra 2008/9. Se confirmada a área de plantio em 2009/10, a produção deverá atingir 153 mil toneladas, 66% mais do que na safra anterior.

MERCADO PROMISSOR
O mercado de búfalos cresce na Bahia, Estado que passa a ter a preferência de vários importadores do animal em pé. Venezuelanos e filipinos estão na lista dos clientes, segundo Marcello Nunes de Abreu, presidente da Abuba (Associação de Búfalos da Bahia).

RETORNO CERTO
Os filipinos têm data marcado para voltar às compras na Bahia, segundo Nunes de Abreu: fevereiro próximo. Para ele, o sucesso da exportação desses animais está ligado à boa campanha de vacinação do rebanho local.

SARDINHA EM LATA
Em janeiro, chega ao mercado uma nova marca de pescados. Com a meta de abocanhar 10% das vendas do setor e faturar R$ 97 milhões já em 2010, a Ampex, empresa especializada na comercialização e distribuição de produtos do mar em conserva e congelados, lançará a marca Beira Mar.

CONCORRÊNCIA
O primeiro produto da empresa será a sardinha em lata, mas em seguida virá o atum em quatro versões, segundo José Eduardo Simão, proprietário da Ampex. O objetivo da empresa é concorrer diretamente com a líder de mercado, da qual o empresário foi sócio por 15 anos.

CAFEZINHO BOM
Curto, longo, carioca, com leite ou gelado, pouco importa. Quem gosta de café vai se identificar com o "Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas", da jornalista Giuliana Bastos. O livro é da editora Boccato/Gaia.

MEMÓRIA
Uma enciclopédia da história e da cultura associada ao café, o livro traz, ainda, receitas e drinques com uma das mais tradicionais bebidas do mundo. O café faz parte do dia a dia do brasileiro, que detém a liderança na produção mundial.

BOI EM ALTA
O excesso de chuva, que dificulta o embarque de animais, fez o preço da arroba do boi subir para R$ 75,00, ontem, segundo o Instituto FNP.


com KARLA DOMINGUES


Texto Anterior: Bovespa resiste a quedas na Europa e avança 0,4%
Próximo Texto: Comunicações: Comissão conclui votação de mudanças na TV por assinatura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.