São Paulo, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTAS PÚBLICAS

UE se reúne hoje para debater plano de resgate da Grécia

LUCIANA COELHO
DE GENEBRA

Enquanto o premiê grego, George Papandreou, prometia a Nicolas Sarkozy que o país "tomaria quaisquer medidas necessárias" para reduzir o deficit orçamentário, milhares de funcionários públicos saíam às ruas de Atenas sob chuva para protestar contra os cortes drásticos propostos pelo governo em suas comissões e pensões.
Hoje, presidentes e premiês da União Europeia se reúnem em Bruxelas para debater um programa econômico e, extraordinariamente, a crise de confiança que acomete o bloco -decorrente do temor de uma moratória grega e de um possível efeito dominó sobre Portugal, Espanha e Itália.
O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, participa do encontro, do qual deve sair uma promessa de apoio para Atenas. "E esse apoio não pode ser só retórico", disse um diplomata grego à Folha. "Tem de haver dinheiro."
A forma do resgate ainda ontem era uma incógnita, e a única opção que parece descartada é recorrer ao FMI. O "Financial Times" citava autoridades em Berlim para dizer que um resgate bilateral ou multilateral está em avaliação (as regras da UE não permitem um socorro do bloco sob a forma de pacote tradicional, na tentativa de evitar propagar o problema).


Texto Anterior: Aperto monetário: BC dos EUA diz que vai apertar crédito "quando a hora chegar"
Próximo Texto: BB, Bradesco e Santander vão partilhar caixas eletrônicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.