UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil discute criar trading com Argentina

MARCELO BILLI
DE BUENOS AIRES

Os países do Mercosul querem "limpar a mesa de negociações" na área agrícola e criar uma política comum para a região. Os planos são diminuir a concorrência entre os produtores do bloco e trabalhar em conjunto para aumentar as exportações dos países da região para outros mercados.
Ontem, representantes do Brasil e Argentina anunciaram a criação do CAS (Conselho Agropecuário do Sul), órgão que terá como objetivo estimular a fundação de uma "trading" -empresa de comercialização- para negociar a venda dos produtos agrícolas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai em conjunto.
Segundo o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que esteve ontem em Buenos Aires para assinar o acordo de criação do CAS, a primeira experiência de negociação conjunta será com a produção de soja do Brasil e da Argentina.

Soja
Os dois países produzem hoje 40% da soja disponível no mercado mundial. Segundo o ministro, a adoção de uma estratégia conjunta de negociação permitirá que tanto o Brasil quanto a Argentina consigam preços e condições melhores para vender o produto. "Teremos um poder de negociação maior", disse.
Rodrigues se reuniu ontem com o ministro argentino Aníbal Fernández (Produção). Eles discutiram formas de eliminar os conflitos comerciais entre Brasil e Argentina.


Texto Anterior: AGROFOLHA
Polêmica: Encontro esquenta debate sobre transgênico

Próximo Texto: Tecnologia: IPT cria energia com capim-elefante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.