São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dólar barato moderniza o setor, afirma BNDES

JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

As empresas estão aproveitando o dólar barato para fazer uma nova modernização do parque industrial brasileiro, revela a Sinopse do Investimento, divulgada ontem pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Segundo o diretor da área de Planejamento do banco, Antonio Barros de Castro, o empresário brasileiro está concentrando esforços em investimentos capazes de aumentar a competitividade e a produtividade. De acordo com o estudo, o consumo aparente de bens de capital "sem rodas" (que excluem os itens voltados para agropecuária e transporte) cresceu 34% no primeiro bimestre do ano. Somente os novos financiamentos do banco para esse segmento cresceram 12,2% em cima de uma base de comparação elevada. No primeiro bimestre do ano passado, os empréstimos para bens de capital "sem rodas" haviam registrado crescimento de 96,6%.
Com esse ritmo de investimento, o BNDES afirma que o país tem condições de repetir o crescimento da economia verificado em 2004, de 4,9%. Em razão do efeito negativo do desempenho da economia em 2005, a taxa pode ficar mais próxima dos 4%. A manutenção de um patamar elevado de expansão nos próximos anos dependerá, no entanto, do cumprimento da meta fiscal, da recuperação do câmbio, do aprofundamento das políticas de inovação e do desenvolvimento de novas especializações.
O BNDES identifica as importações como líderes na retomada do crescimento do investimento em bens de capital.


Texto Anterior: Marcha lenta: Produtividade da indústria cai 18 posições em ranking
Próximo Texto: Imagem do país é imune a crise, diz Agnelli
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.