São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação leva BC europeu a manter juros

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O BCE (Banco Central Europeu) manteve sua taxa de juros em 4% ao ano, focando sua preocupação na alta inflacionária da região. O Banco da Inglaterra (o BC britânico) reduziu a sua em 0,25 ponto percentual, mais apreensivo com uma possível recessão.
"Estamos vivenciando um período bastante prolongado de taxas anuais temporariamente elevadas de inflação", disse o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet. Segundo ele, prevenir a inflação resultante da alta das commodities continua sendo prioridade por poder contaminar os preços de outros produtos, aumentar o desemprego e reduzir os resultados das empresas.
O BCE manteve a taxa de juros inalterada pelo décimo mês seguido, demonstrando que permanece focado em acalmar a inflação da zona do euro, que está no recorde anual de 3,5%.
Mas Trichet disse que a crise "poderia ter uma dimensão maior que a esperada" na economia real, sugerindo que a recessão também preocupa.
Esse é o foco do comitê de política monetária do BC da Inglaterra, que, em relatório, justificou a redução de 5,25% para 5% contrapondo o risco de continuidade do aumento da inflação e de redução no crescimento em conseqüência da crise imobiliária, "suficientemente importante para deixar a inflação em segundo plano".
"As condições de crédito estão reduzidas e a viabilidade do crédito parece estar piorando." Ainda segundo o documento, o crescimento mais lento da economia "deve ajudar a manter a pressão inflacionária interna em ordem".
Foi o terceiro corte seguido do Banco da Inglaterra desde dezembro para conter o aumento do custo do crédito e a pior crise do setor imobiliário em 16 anos, que ameaça a expansão da economia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Premiê britânico quer ação conjunta do G8
Próximo Texto: Sob suspeita, Argentina divulga alta de 1,1%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.