UOL


São Paulo, domingo, 11 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para bancos, fórmula visava arrecadação

DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns dirigentes de bancos ouvidos pela Folha confirmaram que houve uma negociação com congressistas para mudar a forma de incidência do PIS/Pasep e da Cofins nas operações de "hedge" e "swap" cambial.
Essas operações visam proteger de oscilações no câmbio quem tem passivos ou ativos indexados ao dólar. Mas, como são operações de risco, o investidor pode ter perdas com elas.
Na fórmula original de tributação, introduzida na MP 107, a instituição que tivesse prejuízos com essas operações ainda teria de pagar impostos por elas, o que mataria esse mercado, dizem os dirigentes. Para os bancos, visava só aumentar em mais de R$ 1 bilhão a arrecadação.
Para satisfazer esse objetivo do governo sem inviabilizar o mercado de "hedge", os bancos propuseram aumentar a alíquota da Cofins em um ponto percentual.


Texto Anterior: Renegociação: Governo atende bancos e muda "MP ônibus"
Próximo Texto: Lobbies transfiguraram a proposta original
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.