São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA

Índice recua 1,3% em relação ao mês anterior

Tráfego em estradas mostra queda na atividade da indústria em abril

DA REPORTAGEM LOCAL

O movimento de veículos nas rodovias brasileiras está em baixa, o que aponta para uma queda da atividade industrial.
O índice ABCR de atividade, que calcula o movimento das rodovias pedagiadas, registrou queda de 1,3% em abril ante o mês anterior. Um recorte do índice revela que o fluxo dos veículos pesados teve queda de 0,3% e o de leves, de 1,2%. Já na comparação com abril do ano passado, índice ABCR teve alta de 2,7%.
De acordo com Roberto Padovani, economista da consultoria Tendências -que é responsável pelo índice-, essa queda está alinhada com o resultado de outros indicadores antecedentes -números que servem como termômetro da atividade econômica- de abril. Segundo ele, a média desses indicadores em abril, contra março, caiu 0,3%, o que indica declínio da atividade industrial.
"Isso não significa uma tendência [de desaceleração] da economia. Os indicadores de abril são apenas uma oscilação que ocorre num patamar elevado de atividade", disse Padovani.
De acordo com o economista, a oscilação em indicadores de atividade da indústria, do comércio e em outros pontos da economia reflete um "ajuste de expectativas diante de um novo cenário econômico". Inseguros a respeito do ritmo de crescimento da economia neste ano, os tomadores de decisão se mostram hesitantes, o que se traduz na volatilidade desses indicadores.
Para Padovani, não há motivos para preocupação com a queda registrada nesse mês, pois há bons indícios de retomada do crescimento. "Os juros estão em queda, a renda está crescendo, a inflação está caindo. Enfim, há muitos aspectos favoráveis."


Texto Anterior: Preços: Inflação em 12 meses é a menor desde 99
Próximo Texto: Varejo: De olho nos consumidores B e C, Wal-Mart testa loja de vizinhança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.