São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOB SUSPEITA

Nova medição aponta inflação de 0,6% em maio na Argentina

DE BUENOS AIRES

A Argentina divulgou o primeiro índice de inflação medido com nova metodologia, mas que não serviu para dissipar suspeitas de manipulação de dados pelo governo. Segundo o novo índice, a inflação de maio foi de 0,6%.
No entanto, especialistas afirmam que, pela antiga medição, o índice seria de 1%. O Indec (IBGE local) sofre intervenção do governo desde o começo do ano passado. Economistas afirmam que a inflação real seria até três vezes maior do que a oficial.
Os maiores aumentos foram registrados em educação (3,4%), roupas (1,2%) e transporte (1,1%). Alimentos e bebidas, que influem no índice de pobreza, subiram apenas 0,1%. Nos primeiros cinco meses do ano, o índice acumulado chegou a 4%.
No novo índice, a quantidade de produtos pesquisados foi de 800 a 440. O Indec também parou as medições em outras Províncias e agora só divulga dados da capital e da Grande Buenos Aires.
Antes da divulgação, trabalhadores do Indec promoveram um "abraço" na sede do organismo em protesto pela manipulação das estatísticas. Segundo os funcionários, a nova metodologia não passa de uma "velha mentira". (ADRIANA KÜCHLER)


Texto Anterior: Ex-cliente da mineradora fecha contrato de US$ 14 bi com a CSN
Próximo Texto: Consumidor: Governo quer atendimento em call center em até 1 minuto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.