São Paulo, terça-feira, 11 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GM venderá automóveis pelo eBay no mercado americano

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

A partir de hoje, a General Motors norte-americana passará a vender automóveis e caminhões por meio do site de leilões eBay. A iniciativa é inédita e representa mais um passo na tentativa de elevar o faturamento e a participação de mercado da montadora, recém--saída de uma concordata.
Na prática, não haverá um leilão de venda pelo maior preço para os automóveis da GM. Os compradores, porém, poderão negociar valores on-line e indicar aos revendedores quanto gostariam de pagar por determinado veículo. Poderão ainda negociar, pela internet, condições de financiamento.
Em princípio, a montadora fará um teste-piloto na Califórnia envolvendo 225 revendedoras e cerca de 20 mil veículos Chevrolet, Buick, GMC e Pontiac até o dia 8 de setembro. Se o programa se mostrar viável e tiver fôlego para ampliar a fatia de mercado da montadora na Califórnia, deverá ser expandido para todo o país.
A Califórnia é o Estado mais populoso dos EUA e onde são vendidos mais veículos. A fatia de mercado da GM no Estado, de 13%, é menor do que a média nacional, de 19,5%.
Todas as montadoras perderam vendas na Califórnia em ritmo maior do que a média. O Estado foi o mais atingido pelo estouro da "bolha imobiliária", que detonou a atual recessão e a crise financeira de 2008.
Além de ter perdido cerca de US$ 82 bilhões nos últimos quatro anos, a GM saiu da concordata muito menor, tanto em número de fábricas quanto de revendedores.
Para o eBay, pode ser uma chance de ampliar o alcance da venda de veículos. A maioria dos automóveis negociados e vendidos pelo site são usados.


Texto Anterior: EUA discutem tornar carro flex obrigatório
Próximo Texto: Café ajuda McDonald's a ampliar vendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.