São Paulo, terça-feira, 11 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Café ajuda McDonald's a ampliar vendas

Rede americana investe em bebidas mais elaboradas e tem sétimo mês consecutivo de alta no mundo

DA REDAÇÃO

As vendas globais do McDonald's cresceram em julho pelo sétimo mês consecutivo, ajudadas especialmente pelo aumento da demanda por cafés mais elaborados e pelo avanço nos resultados internacionais.
No mês passado, as vendas das lojas em todo o mundo da rede americana cresceram 4,3%, superando a expectativa de analistas. Um dos motivos para esse aumento foi uma campanha publicitária nos EUA, iniciada em maio, que ajudou a comercialização dos expressos do McCafé a representar 5% do total de vendas no seu principal mercado.
O avanço do McDonald's sobre o mercado de cafés mais elaborados utilizando a marca McCafé faz parte de uma estratégia para conseguir atrair mais consumidores no horário da manhã. Além disso, a empresa tenta conquistá-los oferecendo preços mais baixos que os das outras redes de cafeteria.
A ação do grupo fez com que o Starbucks agisse mais fortemente para defender a sua marca. Ele está com um campanha de marketing cujo slogan é: "Não é só café. É Starbucks".
Nos Estados Unidos, que contribuem com mais da metade do lucro do McDonald's, as vendas subiram 2,6%. Nos últimos meses, as vendas americanas têm crescido mesmo com a crise, aproveitando que os consumidores estão buscando alternativas mais baratas.
Segundo o McDonald's, as vendas de itens mais baratos estimularam os resultados no Reino Unido e na França. As lojas europeias da rede foram as que mais cresceram: 7,2%. "A Europa especialmente ficou bem acima das expectativas", disse Jack Russo, analista da Edward Jones.
O analista David Palmer, do UBS, disse, no entanto, que está preocupado com a piora das vendas na Europa, apesar de os resultados divulgados ontem serem "encorajadores". A expectativa é que a recessão perdure na Europa em 2010.


Com agências internacionais


Texto Anterior: GM venderá automóveis pelo eBay no mercado americano
Próximo Texto: Tarifa deve render US$ 39 bi a banco nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.