UOL


São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

À espera do Usda
A soja fechou ontem com pequena alta no primeiro contrato futuro da Bolsa de Chicago. O mercado está à espera dos números de oferta e demanda do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que deverão ser divulgados hoje. O contrato de maio caiu 0,4%.

Novos números
O assunto na sessão de ontem na Bolsa de Chicago foi o relatório do Usda, segundo a AgRural, de Curitiba. Segundo os traders, os novos números do governo norte-americano deverão apontar para uma safra de 75 milhões de toneladas. Essa queda pode garantir melhores preços para os produtores brasileiros na próxima safra.

Inflação do maracujá
A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) registrou aumento de 51% nos preços do maracujá nas feiras e supermercados de São Paulo nos últimos 30 dias. Em 12 meses, o aumento do produto foi de 33%, diz a entidade.

Minutos de silêncio
As Bolsas de commodities norte-americanas interromperão os pregões de hoje para relembrar as vítimas dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. As interrupções de um minuto se repetirão por quatro vezes durante o dia, anunciaram as Bolsas.

Frango em alta
Após cinco semanas de estabilidade os preços do frango subiram 3,45% ontem. O quilo da ave viva foi a R$ 1,50 nas granjas paulistas. A escassez de frango para abate e o aumento nas vendas justificaram a alta. Desde o início de agosto, o preço do frango subiu 7,41% nas granjas.

Valtra vai para a Agco
A Agco Corporation, dos EUA, assinou acordo com a Valtra para comprar as unidades de máquinas agrícolas da indústria finlandesa, inclusive a fábrica de Mogi das Cruzes (SP). Os negócios envolvem US$ 660 milhões.

Classificação de risco
Após a compra da Valtra, as agências de análise de empresas estão de olho na Agco e vão avaliar a nota de classificação de risco da companhia. A empresa precisa acertar os detalhes do financiamento, realizar projetos de sinergia, cortar custos e buscar um retorno adequado para o capital.

Poucos negócios
O mercado de arroz passa por uma fase de estabilidade e são registrados poucos negócios no Sul, segundo a consultoria Brandalizze. Já no Centro-Oeste acabaram os estoques e as indústrias estão cortando os descontos.

MBA em agronegócio
A Universidade de Viçosa inicia em novembro um MBA específico para a gestão do agronegócio. Segundo Aziz Galvão, coordenador do curso, as disciplinas buscam dar aos alunos informações qualificadas sobre o setor.

Importação de fêmeas
O pecuarista e presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Fábio Zurita, continua investindo no aprimoramento do plantel de gado simental de origem sul-africana. Adquiriu duas fêmeas nos EUA: Show Girl, filha do touro Kalgery, que já pertence a Zurita, arrematada pelo maior lance em um leilão no Texas, e Lady Kyaroo, comprada no Alabama.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Ação de energia vira destaque na Bovespa
Próximo Texto: Finanças: Crédito descontado em folha terá teto
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.