São Paulo, sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEÍCULOS 1

GM decide vender Opel, filial europeia, à canadense Magna

DA FOLHA ONLINE

A fabricante de automóveis norte-americana General Motors decidiu vender sua filial europeia Opel à companhia canadense Magna, anunciou ontem em Berlim a primeira-ministra alemã, Angela Merkel.
"O Conselho de Administração da GM decidiu vender a Opel à Magna", disse Merkel. Ela comemorou o acordo e afirmou que a decisão da General Motors possibilitará um novo começo para o fabricante europeu de automóveis Opel.
Em comunicado divulgado ontem, o conselho de administração da GM afirmou que decidiu vender 55% da Opel à Magna e seu sócio russo Sberbank e manter 35% das ações. Os 10% restantes da nova companhia, batizada de "Nova Opel", vão para os 49 mil trabalhadores da companhia.
A montadora destacou, no entanto, que ainda será necessário resolver, "nas próximas semanas", alguns pontos importantes, como um acordo sobre as ajudas financeiras do governo alemão.
Merkel ressaltou que, agora, a Alemanha entrará em contato com os outros países europeus com unidades da General Motors para falar sobre "a divisão de encargos" e o futuro das fábricas.


Texto Anterior: Trabalhadores de usinas do Madeira encerram greve
Próximo Texto: Veículos 2: Chineses fazem ofensiva por montadoras estrangeiras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.