São Paulo, terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiscalização de laranjais deverá ser suspensa

JEAN DE SOUZA
DA FOLHA RIBEIRÃO

O Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) irá suspender a fiscalização em pomares de laranja para a detecção do "greening" (doença dos laranjais) neste ano. A decisão foi tomada em reunião do conselho do fundo na última semana de dezembro, segundo a Folha apurou.
A ineficácia do trabalho de controle, que não evitou o avanço da doença, considerada o câncer da citricultura, levou à decisão. Contribuiu a pressão de citricultores que resistem à erradicação como forma de controlar o "greening". Em outubro, alguns produtores conseguiram liminar judicial contra a erradicação dos pomares.
O Fundecitrus -associação sem fins lucrativos mantida pelos produtores- negou, via assessoria de imprensa, que o controle dos pomares será totalmente abandonado. Em nota, porém, admitiu mudanças.
Segundo o fundo, "a dinâmica das doenças quarentenárias e a as pragas com expressão mais intensa têm exigido novas estratégias para enfrentar as novas demandas da citricultura". Para enfrentar essas mudanças, a nota informa, as diretrizes para 2010 devem valorizar o "humanware", sem perder de vista o significado do agronegócio da laranja como gerador regional de riquezas e oportunidades de emprego". O teor prático das mudanças será apresentado ainda neste mês.
De acordo com o presidente da Associtrus (Associação Brasileira de Citricultores), Flávio Viegas, a informação que chegou até os produtores é que as fiscalizações não irão mais ocorrer neste ano. A medida os preocupa, já que muitos veem com desconfiança o controle feito pelo Fundecitrus, "controlado pela indústria", diz Viegas.
Além disso, boa parte da categoria não acredita, de acordo com Viegas, que a erradicação seja a forma mais viável de conter o "greening". "Há um entendimento que tem se difundido de que é preciso conviver com o greening", disse.
Para o presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga e membro do Câmara Setorial de Citricultura, Marco Antonio dos Santos, o controle só será possível com a indenização aos agricultores pelas plantas arrancadas.



Texto Anterior: Agrofolha
Frio eleva preço do suco de laranja, mas não alivia setor

Próximo Texto: Com cotação maior, café deverá render mais neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.