São Paulo, domingo, 12 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo cambial pode ajudar em viagens futuras

DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem planeja viagens futuras, os fundos cambiais podem ser uma opção. Oferecidos pelas principais instituições financeiras, os fundos cambias acompanham de perto o sobe-e-desce do dólar.
Esse tipo de aplicação costuma ser mais indicado em períodos de riscos de apreciação do dólar.
Os fundos cambiais carregam títulos públicos atrelados à oscilação da moeda estrangeira, além de contratos futuros de dólar.
A rentabilidade desse fundos seguem a oscilação da moeda, mas o resultado não é exatamente o mesmo. No ano passado, enquanto o dólar comercial registrou desvalorização de 12,4% diante da moeda brasileira, os fundos cambiais caíram, na média, 10,7%.
Os fundos cambiais já foram mais populares, em períodos de maior crise. Em meados de 2002, chegaram a ter patrimônio líquido de quase R$ 9 bilhões. Hoje, o patrimônio é de apenas R$ 2,8 bilhões.
Os dados são do site Fortuna, especializado no acompanhando do mercado de fundos.
Com a queda do dólar, especialmente em 2005, muita gente preferiu sacar seus recursos dessas aplicações, que passaram a dar rentabilidade negativa.
Atualmente, com o dólar em baixa, os fundos cambiais são mais indicados para quem tem dívidas em dólar.


Texto Anterior: Câmbio: Dólar para o turista pode ter variação de até 13%
Próximo Texto: O outro lado da moeda: Câmbio ajuda Estados na Lei de Responsabilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.