São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

análises

Governo e BC subestimaram a crise e agiram tardiamente?

"O Banco Central já cometeu um erro grave ao não saber avaliar o que estava acontecendo com a economia no último trimestre de 2008. Naquela reunião de dezembro, contaminado pelo anúncio do crescimento do PIB no 3º trimestre, não conseguiu avaliar que se tratava de resultados de investimentos passados."
MARCIO HOLLAND, economista da Fundação Getulio Vargas

"A instituição [BC] é lenta, doentiamente conservadora, completamente incapaz de ler os fatos que marcam a economia do mundo."
FERNANDO CARDIM, economista da UFRJ

"Acho que [o governo] não esperava que a crise viesse tão rápido e tão forte. Foram agir a posteriori. E falta resolver questões como o crédito para as empresas menores, que está muito difícil."
MARCEL SOLIMEO, economista-chefe da ACSP

"Ficamos muito presos a uma agenda monetarista e deixamos o desenvolvimento de lado. O BC não enxergou a profundidade da crise, e o país pagará caro por isso."
FERNANDO SARTI, professor da Unicamp

"O Banco Central agiu no momento certo. A verdade é que a inflação no Brasil não estava tão baixa assim. O país também não está ameaçado de deflação, como outros países que implementaram corte nos juros antes."
JOHN WELCH, economista do Itaú



Texto Anterior: BC muda posição e corta juro
em 1,5 ponto

Próximo Texto: Indústria diz que corte é insuficiente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.