São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DICAS / FOLHAINVEST

BOLSA

Ações poderão ter muita volatilidade nesta semana

Analistas dizem que a tendência será de alta se Copom cortar juro

DA REPORTAGEM LOCAL

As instituições financeiras participantes da seção "Dicas" preferiram não alterar suas carteiras para esta semana.
Na semana passada, a Bolsa de Valores de São Paulo registrou pequena baixa de 0,98%. No ano, a Bovespa está com alta de 2,20%, retorno tímido, inferior ao da caderneta de poupança (2,46%).
Para Álvaro Bandeira, diretor da corretora Ágora Senior, os próximos dias serão de "intensa volatilidade, em função da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) e preparação do vencimento de opções. Apesar disso, caso nada de mais grave ocorra no exterior, penso que o mercado local deverá ter tendência de alta".
Na quarta-feira, o Copom anunciará como fica a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 16,25% anuais. A expectativa predominante no mercado é de que a taxa seja reduzida em 0,25 ponto percentual.
Em tese, juros menores são favoráveis ao mercado acionário. Como as aplicações de renda fixa (que seguem os juros) passam a dar retornos menores, a tendência é investidores se arriscarem mais na Bolsa em busca de rentabilidades melhores.
Na semana passada, o destaque voltou a ser a ação com direito a voto (ON) da Embratel, que subiu 12,03%.


Texto Anterior: Opinião Econômica - João Sayad: A nova geração de políticos
Próximo Texto: Líder do ano tem ganho de 53,07%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.