UOL


São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks é a 6ª montadora a dar férias coletivas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Volkswagen anunciou ontem férias coletivas para 10% dos 15 mil funcionários da unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no período de 30 de junho a 20 de julho.
A empresa é a sexta montadora a adotar férias coletivas neste ano na tentativa de desacelerar a produção para ajustar os altos estoques à retração nas vendas. Em maio, a indústria automobilística vendeu 106,6 mil veículos -considerado o pior resultado dos últimos dez anos para o mês de maio. O estoque de carros já ultrapassava 170 mil unidades em maio, segundo levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Desde o início deste ano, os funcionários de duas unidades da Volkswagen -no ABC paulista e em Taubaté- já trabalhavam com a jornada reduzida -eles não têm expediente durante três sextas-feiras por mês.
Na Ford de São Bernardo, as férias coletivas vão atingir 2.800 dos 4.000 funcionários da montadora. O período de descanso será de 21 de julho a 1º de agosto. A produção também será paralisada entre os dias 23 e 27 deste mês, e as folgas serão incluídas no banco de horas dos funcionários.
Na GM (General Motors), as unidades de São Caetano do Sul e de São José dos Campos também vão parar entre os dias 23 de junho e 2 de julho.

Promoção
Os empregados da Fiat, em Betim (MG), vão descansar entre os dias 16 e 25 deste mês. A empresa vai promover neste final de semana feirões em suas 293 lojas no país para diminuir o estoque de veículos em suas concessionárias.
No Paraná, a Renault anunciou férias coletivas para 2.000 dos 2.700 trabalhadores da montadora em duas etapas. Um primeiro turno da fábrica de motores vai parar de 9 a 18 de julho, e os outros dois turnos interrompem a produção junto com os empregados da fábrica de carros de passeio, de 14 a 23 de julho. (CR)


Colaborou a Folha Online


Texto Anterior: Indústria faz proposta para não demitir
Próximo Texto: Venda de eletroeletrônico cai 15%
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.